quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Destruição do Templo ou Grande Tribulação?

Ariercílio Silva Albergaria pergunta:

Prezado pastor Ciro, tenho acompanhado os seus comentários no Blog do Ciro há algum tempo e tenho aprendido muito. Fico muito feliz por sua defesa aos princípios da Santa Palavra de Deus e combate aos modismos e heresias. Que Deus o abençoe grandemente.

O texto de Mateus 24.15-22 se refere à destruição de Jerusalém, no ano 70 d.C., ou à Grande Tribulação, quando os judeus fugirão do Anticristo? Sei que o texto de Lucas 21.20-24 fala da destruição do Templo e de Jerusalém pelos romanos. Quanto ao texto de Mateus, estou em dúvida.

Pastor Ciro responde:

Prezado Ariercílio, a paz do Senhor!

Agradeço-lhe por apreciar os artigos do Blog do Ciro. Quanto à sua pergunta, é preciso observar que as palavras de Jesus em Mateus 24 respondem a uma tríplice pergunta: “quando serão essas coisas e que sinal haverá da tua vinda e do fim do mundo?” (v.3).

A pergunta “quando serão essas coisas?” foi motivada pela profecia de Jesus acerca da destruição do Templo e de Jerusalém, no ano 70 d.C., constante do versículo anterior: “Não vedes tudo isto? Em verdade vos digo que não ficará pedra sobre pedra que não seja derribada” (v.2).
Mas, além de perguntarem acerca da destruição do Templo, os discípulos questionaram o Senhor acerca dos sinais de sua Segunda Vinda e do fim do mundo.

Observar que o Senhor respondeu a uma pergunta tripartida, portanto, é a chave para a interpretação de Mateus 24 e Lucas 21. A partir daí, é preciso estar atento ao texto, a fim de saber a qual dos eventos Ele se refere.
Mateus 24.14, por exemplo, diz respeito à terceira faceta da pergunta: “E este evangelho do Reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as gentes, e então virá o fim”. Observe: “então virá o fim”. Muitos hermeneutas, por ignorarem o fato de os discípulos terem feito ao Mestre uma tríplice pergunta, dizem que a Segunda Vinda só ocorrerá depois da evangelização mundial. Ora, essa evangelização em massa só ocorrerá mesmo por ocasião do Milênio, que precederá o fim do mundo.

Mateus 24.15-22 é de difícil interpretação, mas fica claro que o Senhor Jesus se refere à Grande Tribulação, posto que o contexto imediato da passagem alude à Vinda do Senhor em poder e grande glória: “Porque, assim como o relâmpago que sai do oriente e se mostra ao ocidente, assim será também a vinda do Filho do Homem” (v.27).

Não há dúvidas de que, por ocasião da destruição de Jerusalém, no ano 70, houve também aflição. Mas a aflição mencionada no versículo 21 é descrita como a “grande aflição, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem tampouco haverá jamais”. Essa descrição, atrelada à informação a respeito da Revelação do Senhor em poder e grande glória, deixa claro que a passagem em apreço refere-se mesmo à Grande Tribulação.

Para saber mais sobre o assunto, leia a obra Teologia Sistemática Pentecostal, editada pela CPAD, da qual tive a honra de participar escrevendo a unidade Escatologia.

Em Cristo,

CSZ